terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quem tem medo de suçuarana?


Davi - Tenho medo de suçuarana!
Ayrton –Por que você tem medo?
Davi – Porque ela e uma onça e vive no deserto.
Ayrton – Não! Ela vive mais em floresta, caatinga, mata atlântica, pantanal, campos e montanhas.
Davi – Mas ela tem o corpo coberto de espinhos e é gigantesca!
Ayrton – Na verdade ela tem em média o tamanho de 108 centímetros de comprimento sendo 61,5 de calda. O corpo é coberto de pelos e não de espinhos!
Davi – Mesmo assim eu tenho medo.
Ayrton – Medo de que agora?
Davi – Eu ainda tenho medo porque ela se alimenta de seres humanos.
Ayrton – Não é verdade! Ela só se alimenta de capivaras, veados, catetos, aves, répteis e pequenos roedores. Falando nisso você sabia que a gestação de uma suçuarana dura cerca de 95 dias e que quando a gestação termina nascem de 1 a 4 filhotes pesando em media 440 gramas?
Davi – Não sabia. Conte mais!
Ayrton – Deixa-me ver... Ah! Sabia que o nome cientifico da suçuarana é Felis concolor; que pesa de 35 a 72 quilos; que ela não vive muito em bando e é mais ativa de dia? Como curiosidade posso dizer que como todos os felinos a suçuarana cuida de seus pelos macios com sessões de lambidas diárias e que ela esta ameaçada em extinção?
Davi – Puxa você sabe muito sobre ela né?
Ayrton – Sei muito mesmo. Eu
Davi – Perdi o medo de suçuarana!
Ayrton – Que legal! Você conseguiu perdeu o medo!

Bibliografia: Revista Ciência Hoje das crianças, ano 20 numero 179/maio de 2007. Segunda edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário